Tutorial de lata (e biscoito) pra presente

sábado, 1 de setembro de 2012


Nem havia comentado, mas no mês passado fui visitar meu "painho" (como nós daqui gostamos de chamar os pais), que mora no interior do Ceará. Já havia mais de 3 anos que eu não visitava as terras cearenses, de gente hospitaleira e de coração grande. Aliás, desde o início da odisseia do joelho podre, só viajei pra Gramado... e somente por 4 dias. Só! Tava merecendo uns dias pra matar a saudade do meu genitor, não acham? Assim, contando com uma tripulação de 6 adultos, 2 crianças, uma Land Rover e um Uno (e eu reinei no banco traseiro dele, só pra mim, pra que pudesse esticar as pernas e não cansar o joelhinho odioso querido), partimos pra Camocim/CE.

Mas, voltemos a fita que eu vou explicar aonde quero chegar. Claro que eu ia levar algo pra painho...algo que eu tivesse feito com minhas mãozinhas que a terra haverá de comer (afff, como tô enrolando hoje)...pra ele lembrar da filhinha chata amada que ele tem. Como quase sempre, a escolha foi fazer biscoitinhos amanteigados pra levar, pois ele ama. Normalmente, compro latinhas já todas fru-fru em lojas de artigos para festa, mas andava sem tempo pra ir a uma. Olhei pra o que tinha em casa e... eureca!!!! Como não havia pensado nisso antes?! As latas de biscoito importado que guardei para pintar depois...e esse depois nunca chegava.

Pois bem! Pra encurtar a conversa, resolvi pintar as latas com pátina envelhecido. Super simples! Vamos fazer comigo? Legal. Precisaremos de lixa (usei a lixa ferro), primer, tintas acrílicas e fita de cetim.
Lixe as latas pra prepará-las pra receber o primer. Espere secar por cerca de meia hora. Aplique duas demãos. Depois pinte a lata de tinta branca (usei uma cor de pele pra dar um "ar" mais envelhecido) de fundo. Espere secar e aplique uma demão de tinta diluída em água na cor escolhida, com o cuidado para deixar sempre o branco aparecer. Aguarde 15 minutos pra lixar a peça no sentido horizontal. É importante que você atente pra o fato de que umas áreas deverão ficar mais envelhecidas do que outras, até mesmo deixando a parte de alumínio aparecer. Para isso, é só aplicar força maior naquelas. Espere secar e aplique uma demão tinta na cor amarelo palha (beeeeeeem diluída em água), só pra deixar a peça com aspecto um pouco amarelado. Espere secar pra aplicar verniz em spray. Finalize com a delicadeza de uma fitinha cetim amarrada ao redor.

Para fazer o biscoito, usei a receita que a Claudinha, do Feito a Mão, compartilhou há algum tempo. Aliás, esta receita é mais que testada e aprovada, a queridinha do momento entre as milhares de receitas de biscoitos que testo (e nem posto aqui pra não ficar parecendo que só como biscoito kkkkk). Espia só como é fácil:

Biscoitinho do Clau

1 caixa de Arrozina
200 g de farinha de trigo
150 g de açúcar refinado
250g de margarina
Misture tudo e faça bolinhas, achate-as e coloque no meio um pedacinho de goiabada. Se preferir, corte com um cortador que fica mais "cute". Leve ao forno pré-aquecido, em fôrma untada e enfarinhada (ou somente forrada com papel manteiga) por cerca de 15 minutos. Retire quando as beiradas começarem a dourar, ponha em cima de uma grelha para esfriar e polvilhe açúcar de confeiteiro por cima. Pronto! Facim, né?

Depois disso tudo vem a pergunta que não quer calar: 
- E painho gostou?
- Of course, bichinho, of course!
Beijos,

5 comentários:

eu, Lila Cassini 1 de setembro de 2012 às 23:30  

Adorei as latinhas. Tão lindinas... E o biscoito ta um luxo seu presente e nao tenho duvidas que o papi amou. Eu amaria ganhar uma. Beijos, Lila.

Manu Lima 2 de setembro de 2012 às 16:36  

Affs, amei tudo, ficou perfeito, parabéns Adda vc é demais!!!

Bella 3 de setembro de 2012 às 10:33  

Amiga, adoro suas artes, quem não adoraria ganhar uma lata de biscoito dessas, eu amaria! Parabéns pela criatividade.
Bom começo de semana!
:D

decorar e cozinhar 4 de setembro de 2012 às 11:29  

ADOREI VOU FAZER UNS PARA MIM...
BEIJOCAS,FIQUE BEM.
APAREÇA.

Anônimo,  1 de agosto de 2013 às 00:38  

Boa tarde:

Talvez RESPONDER/RETORNAR seja bom_ou de BOA GRADA.
Até para sanar dúvidas ou receber DICAS; pois em ARTES - nunca sabemos tudo. Onde até podemos CRIAR NOVAS TÉCNICAS.
Essa região aí é conhecida por tais coisas... Sem falar na MOLEIRA!

Ósculo,
Valentiny

Postar um comentário

Oiê!!! Que bom você ter aparecido. Sente pra tomar um cafezinho e aproveite pra deixar um recadinho pra mim. Gosto muito!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Back to TOP